MINISTRANTES

Outra base para nosso êxito foi certamente a essência, isto é, a alma da nossa Semana. Os ministrantes mostraram que eventos acadêmicos nunca podem deixar de acontecer desde que aqueles que têm o que dizer desejem fazê-lo. A I SEC foi uma oportunidade para a discussão do tema proposto, na qual professores conversaram com al unos, alunos com professores, alunos com alunos num fluxo que só trouxe boa soma para todos os que se dispuseram a trocar. Definitivamente, sem os ministrantes isso não seria em parte possível. É interessante também acrescentar que a I Semana de Estudos Clássicos também foi para muitos um início, ou seja, muitos alunos encontraram na I SEC-UFS o espaço para começar a ver um outro lado bastante exigido da vida acadêmica: a da apresentação de trabalhos. Saibam que é incrível pra nós saber que fomos de alguma forma responsáveis por uma nova visão da universidade por parte dos estudantes.
OUVINTES

Eis aqui o terceiro pé da nossa SEC: os ouvintes. Foram eles que deram corpo à Semana. Prestigiando e aprendendo nas apresentações exibidas durante os cinco dias de evento, nos mostraram que os estudantes estão querendo acima de tudo aprender e dispostos a aceitar apoios e direções para isso. Promover o espaço para essas boas experiências foi um dos nortes para o Grupo Serigy no momento da concepção da idéia de um “Resgate das Letras Clássicas” e, felizmente, percebemos que isso se deu. Um empreitada bem-sucedida. É preciso também registrar aqui nossa satisfação pela compreensão dispensada por todos naqueles problemas de deslocamentos de sala que ocorreram; sem tumulto, nem escândalos conseguimos colocar todos nos seus devidos locais e dar prosseguimento ao previsto na programação.
SEC & GRUPO SERIGY
A SEC, como foi dito, foi resultado concreto do desejo de uma união de estudantes que têm por intenção mudar algumas coisas que consideramos viciosamente naturalizadas. Falar do Clássico para muitos pode ser de certa maneira “chover no molhado”, mas que melhor maneira de começar do que repensando a Tradição e o tradicional? Esta foi uma das perguntas que passou pela cabeça de alguns dos componentes do GS. Pois bem, depois de praticamente seis meses, correndo atrás de diversas coisas como apoios e patrocínios, conseguimos assegurar uma estrutura que nos deu ânimo para ir adiante; desde os momentos em que “atrapalhávamos” as aulas dos professores para dar recados, para apresentar nosso evento a todos os alunos de Letras. Com a grande força da Profª. Maria José, de Filosofia, que desde o início comprou a nossa idéia e foi a nossa “rocha” docente” nos vários momentos de organização – o que lhe rendeu as doces alcunhas de “mãe da SEC” e “madrinha do (Grupo) Serigy”. Em seguida outros professores como o Prof. Dr. Raimundo Galvão, a Profª. Vanessa, e posteriormente, o Prof. Dr. Antonio Ponciano foram engrossando o coro para a nossa semana clássica. Outro ponto fundamental para a realização da SEC foi o apoio dos diversos setores da universidade, em especial, o do Prof. Denis que foi um dos iniciais incentivadores do projeto, divulgando-o para o restante dos professores nas reuniões departamentais de Letras com a sua força de Chefe de Departamento, numa ação que certamente traspassava a de papel burocrático. Foi de coração que ele nos ajudou, estava com o Grupo Serigy. Queremos também manifestar nossa gratidão aos participantes da Comissão Organizadora que, mesmo não estando no Grupo Serigy oficialmente, dedicaram seu tempo indo às reuniões e realizando tarefas que foram primordiais pra nossa SEC: Bruno (DDI) e Selma (Letras Português-Francês). Valeu mesmo!
Assim, eu, Pablo (Português-Inglês), Elúzia (Português-Francês), Everton (Português-Inglês), Jonas (Urubu) (Português-Espanhol), Karine (Português-Espanhol), Magno (Português), Manu (Espanhol), Mel (Português-Francês), Mirla (Português-Espanhol), Monalisa (Português), Pedro (Português-Inglês) e Vivi (Português (campus Itabaiana)), o Grupo Serigy, queremos muito agradecer a todos pela I SEC-UFS, dividir a vitória que ela foi, além de celebrar este início de ações que prometem construir um grande e essencial caminho no qual todos aprenderemos, seguindo sempre o lema dos que não se acomoda, dos que criticam, mas que levantam do confortável para ir à luta, sempre QUESTIONANDO E CONSTRUINDO!
Convidamos você a se juntar a nós para colocarmos juntos idéias no plano palpável. Leia nosso manifesto (clique aqui). Lembre-se: O GRUPO SERIGY NÃO É FECHADO. NUNCA SERÁ. ELE É COMO UM RIO: SEMPRE TEM DE SE RENOVAR. Você é a água desse rio. VOCÊ É ESSENCIAL PARA NÓS.